domingo, 22 de agosto de 2010

DICAS DE MAQUIAGEM: "Natura por perto"

Pedro Assis, maquiador oficial Natura N/NE, em ação no evento "Natura por perto"

Logo que a gente começa a se interessar por maquiagem, basta passar um pó com a esponjinha que vem na embalagem, lápis preto na linha d'água dos olhos, quem sabe uma sombra – com o dedo mesmo, e um gloss. Pronto, já estou maquiada! Mas a frescura com o make aumenta (e muito) com o passar do tempo. São pesquisas e mais pesquisas sobre marcas, truques, pincéis e a gente nunca está satisfeita. Sempre tem uma coisinha a mais para aprender. Por isso, aproveitei a presença de Marcos Costa, maquiador oficial Natura Brasil, e Pedro Assis, maquiador oficial Natura Norte/Nordeste na ação Natura por Perto em Aracaju para reunir algumas dicas de maquiagem – umas para principiante, outras, nem tanto. Aproveito para mostrar também o que eu mais gostei da Natura Una, lançamento em maquiagem que chega em setembro. Então, vamos lá:

Preparando a pele

COR BASE/PÓ Quem não morre de dúvidas na hora de escolher a base ou pó? Brasileiro é isso, né, miscigenação. É tanto tom de pele que é difícil mesmo para uma empresa de cosméticos dar conta. A dica de Assis na hora de comprar a base sem o help da amostra, escolhendo na revistinha, é aproximar o antebraço da cor no papel e levar, claro, a que mais se aproximar com o tom. A Natura ajuda no processo colocando as diversas cores todas bem próximas e no cantinho da página, o que facilita essa comparação.

AJUSTE Costa acrescenta ainda que, se a base líquida não deu muito certo com a sua cor, você pode misturar um pouco de corretivo líquido para chegar no tom pretendido. Eu, que tenho a pele escura, fico morrendo de medo de ficar com o rosto mais claro que o corpo, estilo Michael Jackson, querendo ser branca... Gostei dessa dica, porque às vezes exagero na cor e acabo comprando tons mais escuros que a minha pele – o que fica ainda mais esquisito.

CORRETIVO Pedro Assis deu uma dica legal. Deixa para passar o corretivo depois da base. É que às vezes a própria base já cobre a imperfeição com a qual você está preocupada – tipo, olheira ou aquela espinha que apareceu bem no dia que você vai sair com o gato! Se não precisar de corretivo, já é menos um produto utilizado e uma pele respirando um pouco melhor e com aspecto ainda mais natural.

Estas são as core escolhidas pelos maquiadores para a nova linha da Natura - Vermelho 20 e Rosa 5 - preciso dizer que foram as minhas preferidas?

BOCA Passar base sobre os lábios ajuda a fixar o batom por mais tempo.

MEDO DO REBOCO Pincel ou esponjinha para passar pó? Melhor o pincel, que já carrega menos produto na passada e deixa a pele com aspecto natural. Quer usar a esponjinha? Também pode. Só cuidado na hora de passar. Não precisa tirar todo o pó da embalagem em uma passada! Passa a esponjinha de levinho sobre o produto e dá uma batidinha para tirar o excesso. Fica bem melhor. Sobre a base, dedo ou pincel? Você escolhe. Mas (tem sempre esse mas) o pincel dá um acabamento melhor. Aplique no rosto fazendo movimentos para cima.

“Se alguém elogia sua base ou corretivo, corre no banheiro e lava tudo. Maquiagem tem que deixar o rosto natural.” Pedro Assis


As cores dos gloss não estão lindas??!!! Não tinha nome nem número na embalagem :( As minhas preferidas são as três primeiras - da esquerda para direita

Dos produtos de maquiagem Natura, 80% são produzidos na fábrica da marca no Brasil, os outros 20% por fornecedores internacionais - na Europa. Os pincéis são produzidos lá fora e trazem, segundo Marcos Costa, a qualidade das nossas queridinhas marcas importadas. Que estão lindos, estão!

Olho

DEDO OU PINCEL? É aquela mesma história. Com o pincel especial, o acabamento fica mais legal. Mas se você prefere o dedo, passe a sombra dando batidinhas na pálpebra, ao invés de arrastar o dedo.

SOMBRA EM MOUSSE Todo mundo morre de medo de ficar com a sombra em mousse derretendo sobre os olhos, ou de vê-la se desfazendo na dobrinha da pálpebra. Assis explica que o segredo é dar um tempinho com os olhos fechados para o mousse secar. Bastam alguns segundos.


ESFUME Depois de passar a sombra na pálpebra móvel, é hora de esfumar até o côncavo. Esfumar deixa a maquiagem com um aspecto bem mais natural. Esse processo pode ser feito com o pincel ou com o dedo mesmo. Se a sombra é escura, esfumar com uma sombra marrom (de preferência fosca), dá uma resultado bem mais bonito.

Edição tosquinha só para mostrar os detalhe do olho para quem não conhece

ABRIR O OLHAR Para abrir o olhar, máscara (o velho Rimel) nos cílios inferiores e superiores. Nos superiores, aplique da raiz para cima. Nos inferiores, passando puxando para os lados. Quer abrir mais ainda? Lápis preto por fora e lápis branco dentro, na linha d'água.

FECHAR O OLHAR Para deixar o olho menorzinho, lápis preto na linha d'água.

MÁSCARA A gente tem a mania de dar uma remexida no líquido da máscara na hora de passar, né? Assis explica que aquele vai e vem com o pincel da máscara não faz nada além de colocar ar dentro da embalagem e ressecar o produto. Quem faz, para hoje!

SOBRANCELHA Na hora de corrigir as falhinhas na sobrancelha, uma sombra marrom fosca deixa um aspecto bem mais natural do que o lápis. Para aplicar, pincel chanfrado.


Quartetos de sombra com cores bem legais. A Una não vai trazer cores fortes e cítricas, como promete ser a febre do verão. A marca apostou nos clássicos. Amei essas cores aí. Repara no espelho da embalagem! Giga!


Esse estojo grandão, com "espelho de corpo inteiro", como brincaram os maquiadores, só chega no Natal. As cores estão lindas, só não gostei muito dos batons, que têm cobertura beeem fininha.


Eu quero esta base em pó e este blush só para enfeitar o meu quarto - embalagem muito fofa, já disse, né?!!!

Blush


AQUELA EMAGRECIDA Adorei essa dica de Assis: passar o blush da lateral do rosto puxando para cima vai deixar você mais magra. É que o blush colocado desse jeito faz uma sombra que te deixa estilo cara chupada.

ESCOLHA DA COR Os tons de rosa ficam lindos para quem tem a pele clara. Mas não só para elas. Sempre usei um blush bronze por achar que fica mais legal na minha pele, mas Marcos Costa diz que adora peles mais escuras com blush rosa. Adorei!

Tendências

OLHO Procurando um make mais ousadinho? Dá para misturar cores no make. Delineador azul com sombra verde escuro – foram essas cores que Marcos Costa usou em mim na demonstração da nova maquiagem. Ficou bem legal e bem balada.

BOCA Coral é a cor do verão, viu!


MENINOOOOS

A Una também vai trazer um produto pré-maquiagem, conhecido no mercado como Prime. É um preparador de pele – tira a oleosidade e diminui os poros. Ajuda também na fixação da maquiagem, no caso das meninas. Para os meninos que gostam de se cuidar, esse produto vai dar uma mãozinha bem legal. Muitos deles (9,5 em 10), tem um mega preconceito com o uso de maquiagem, mas também sabem que ficar com aquela cara esquisita oleosa não é nada legal. O pré não tem cheiro, deixa um aspecto supernatura e a pele lisinha. A gente gosta disso, meninos!

NOVIDADES da Una

- A linha Una chega toda renovada para substituir a Natura Diversa. A mudança começa na embalagem, que ganhou um design clássico com uns toques bem moderninhos. Uma coisa para dar um estilo atemporal, como explicou Marcos Costa. Elas ganharam uma cor chamada de preto violácio (contra a luz aparecem nuances de azul) e pontilhados douradinhos, que marcam a identidade do produto.
- As embalagens cresceram, meninas. Segundo Marcos Costa, maquiador oficial da Natura, uma pesquisa realizada com mais de 2,5 mil mulheres revelou que nós preferimos embalagens maiores. Eu gosto das compactas, mas preciso admitir que amei os espelhos giga da Una!
- Os produtos de preparo de pele da Una vêm com princípio ativo da linha Natura Chronos (aquela contra envelhecimento da pele), o que significa maquiagem com ainda mais proteção.
- Eles também têm carnaúba na composição, o que garante um efeito aveludado bem natural e melhora a fixação.
- A Una também traz pigmentos que refletem a luz e disfarçam melhor as pequenas imperfeições.
- Sabe aquela história de miscigenação? Ela foi levada em conta na hora de elaborar os batons, que chegam com pigmentos de interferência – as cores se adaptam bem aos diversos tons de pele.

Depois desse post giga, vou nessa!!!

Por @marcinhapacheco
Segue: @oxentechique

Um comentário: