segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dicas rápidas: organização de jantar



Receber é uma arte. Difícil mesmo é saber servir um copo d´água com a mesma magnitude que um jantar completo. Com um tempo e boas dicas, a gente vai se adaptando e tirando as eventuais saias-justas de letra.   Em breve, o evento social vira um grande momento de confraternização entre pessoas queridas.

Como dona-de-casa em fase de testes, acabo pesquisando muito e procurando inspirações em tudo. Por isso, resolvi adaptar um guia (desses que têm na internet) de como receber. Bom-gosto para escolher o cardápio, capricho para decorar a mesa e educação para recepcionar os convidados são detalhes muito pessoais, que só depende da anfitriã. O restinho, a gente esclarece agora!

1. Lista de compras: comece os preparativos pela dispensa. Antes de sair de casa, confira os produtos que você já tem no armário e escolha um supermercado completo, onde possa encontrar bons vinhos e flores para a decoração da mesa. Já economiza tempo!

2. Escolha os vinhos: não há a necessidade de sempre pensar em uma grande variedade de bebidas. Um bom vinho, sozinho, cumpre bem a missão de acompanhar a refeição.

3. Arrume a mesa: em vez de toalhas grandes, use passadeiras de linho, que são simples e chiques. Se preferir não marcar lugares, faça uma pilha de pratos e disponha as taças e os talheres displicentemente pela mesa. O charme da decoração são as cores e estampas das peças escolhidas. 

4. Prepare as entradas: compre um pão recheado de azeitonas. Para acompanhar, a sugestão é queijo cottage com tomilho fresco e geleia de tomate. Antes do prato principal, sirva uma salada com alface, tomate e os legumes que tiver em casa. Simplicidade é tudo!

5. Faça o prato principal: é a parte mais trabalhosa. Deve levar em torno de uma hora e meia, mas o esforço vale a pena. Para ganhar tempo, separe os ingredientes antes de começar a cozinhar, prepare o arroz enquanto assa o salmão, vá tomar um banho enquanto o risoto resfria e assim por diante.

6. Vá se arrumar! Agora? Sim: você nem começou a preparar a sobremesa, mas já é hora de ficar pronta - o que inclui banho, roupa, cabelo e maquiagem. Afinal, vai que os preparativos atrasem um pouco ou uma amiga chegue mais cedo? Ninguém merece sair correndo para se arrumar quando a campainha tocar. Vale seguir o exemplo de Laura Wie e optar por um vestido - a peça única dispensa a preocupação com combinações. Antes de continuar a tarefa na cozinha, porém, lembre-se de colocar o avental.

7. Hora da sobremesa: sejamos francos, comprar a sobremesa não é nenhum pecado. Se preferir, inclua na lista de compras um cheesecake ou bolo e pronto: pode pular esta etapa. Se preferir fazer, escolha uma opção que dê menos trabalho. 

8. Acerte os últimos detalhes: certifique-se de que a sala e o banheiro estejam em ordem. Enfeite a mesa com vasos de flores baixas e coloridas, que alegram o ambiente sem exagero. Deixe à mão os pratos e talheres de sobremesa e as xícaras de café. Para completar, abaixe as luzes e coloque seu iPod para tocar.

9. Sirva a comida em travessas: convidados em casa, aperitivos degustados, hora de servir o jantar. Nem pense em montar pratos individuais. Coloque o salmão em uma travessa, os bolinhos de risoto em outra e as ervilhas em um bonito bowl. Espalhe tudo pelo centro da mesa. Para completar o clima de informalidade, deixe as garrafas de vinho por lá também. Nada mais casual e descontraído do que cada um se servir à vontade.

10. Relaxe e curta sua festa: precisa explicar? Os nove passos anteriores não terão valido de nada se você não curtir ótimos momentos ao lado de seus melhores amigos. Depois do jantar, devore a sobremesa sem culpa, tome um bom café, jogue conversa fora, dê risadas... E deixe para lavar a louça só no dia seguinte.

***O pequeno guia foi inspirado nas dicas da apresentadora Laura Wie, que acabou de inaugurar um restaurante em São Paulo. As imagens das louças e detalhes do decor de Tânia Bulhões. #muitoamor

Fotos - Reprodução
Por - Rafaella Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário