segunda-feira, 2 de maio de 2011

Chita Bonita mesmo

Passei a Semana Santa em Itacaré, na Bahia, e foi lá que eu descobri a Chita Bonita, uma loja que o carro chefe é a chita - tecido de algodão com cores fortes, geralmente as estampas são florais.
Esse pano é muito característico aqui do Nordeste. Cresci usando ele nos vestidos de quadrilha, para o nosso tão querido São João.

De uns tempos pra cá fui notando que ele tomou o Brasil. Virou forro de bolsa, porta-moeda, vestidos, e até a Farm já usou a chita em algumas saias (bom, se não era esse tecido parecia MUITO). Ou seja, chita virou moda. E eu fico muito feliz em ver um ícone tão nordestino ganhando força.

Lá em Itacaré a loja é super bem localizada e frequentada. Os gringos gostaram. Sabe aquele lugar que vende coisas que você está mega acostumada a ver e mesmo assim chamam a sua atenção? Pois é. Fui lá, entrei, levei um lenço e cliquei.

Uma das coisas mais fofas que vi foi a tampinha desses esmaltes. Meu Deus, quanta criatividade. Uma lembrança super diferente e linda. A cara de quem tem mil amigas e precisa agradá-las pós viagem.
Necessaires de todos o tamanhos, jeitos e estampas. Tudo lindo e tão verão, tão calor, tão lindo.

Outro mimo é dar uma agendinha ou caderninho. Eu costumo sempre comprar um caderninho em cada viagem que faço para anotar tudo. Tipo um diário de bordo.

Quer coisa mais atual que animal print? Uma coleção inteira dedicada à essa estampa. Chorei de amor quando vi e queria tudo!

As bolsas também lindas, mas a cara de turista de fora do Nordeste. Achei que podiam ser mais moderninhas.

Eu tenho uma bolsa carteira maravilhosa que eu comprei em São Paulo feita desse material. Comprei porque eles saíram do convencional e fizeram uma peça única e linda.

Uma infinidade de vestidos. Vários que eu gostei. A cara do lugar mesmo. Compra e já sai passeando com o look.

O que eu mais fico feliz é ver que essas peças produzidas com esse material até pouco tempo não tinham nenhum valor agregado. Hoje, tem até grife especializada. Gente, é um mega avanço.

Não sou daquelas que vai em feirinha de artesanato e acha tudo lindo só porque é feito aqui. Não. Eu acho que independente de qualquer coisa a pessoa que faz tem que pensar no diferente e ter bom gosto. Quanta coisa linda eu vi.

Lá atrás está o case para notebook e esses jarrinhos aí são porta canetas com elas em formatinho de flores. Super fofurice, né?!

Essas bolsas aí eu me amarrei. Principalmente essa com cara de bolsa de feira. Eu tenho até uma beeem parecida que comprei em São Paulo numa feirinha fofa. As prateleiras são forradas com o paninho.

O preço é bem amargo para quem é da região e sabe originalmente que a chita é super barata, mas a loja é pra turista e eles sempre estão dispostos a pagar um pouco mais.

Espero que tenham gostado.

@martha_mendonca

2 comentários:

  1. Achei a matéria super interessante e a Chita Bonita então.....nem se fala!!!!!
    Passei uma temporada em Itacaré,pude ver toda essa beleza de trabalho com a chita pessoalmente,não tem como não gostar e não sair de lá sem nada....
    Realmente um belo trabalho....
    Parabéns......

    ResponderExcluir
  2. Conheci essa loja, acabei de voltar de Itacaré, passei uma semaninha passeando por lá.O lugar é o máximo e a loja um charme! Amei ! Sou de sampa e aproveitando o espírito das ecobgas trouxe da Chita Bonita umas lindas. Não tiro da bolsa, uso mesmo! Quem for para Itacaré não pode deixar de visitar e sabe do melhor, soube que acabaram de colocar o site no ar e que vai ter loja virtual!
    Vitoria S. Lima - jornalista - São Paulo

    ResponderExcluir