Esse pano é muito característico aqui do Nordeste. Cresci usando ele nos vestidos de quadrilha, para o nosso tão querido São João.
De uns tempos pra cá fui notando que ele tomou o Brasil. Virou forro de bolsa, porta-moeda, vestidos, e até a Farm já usou a chita em algumas saias (bom, se não era esse tecido parecia MUITO). Ou seja, chita virou moda. E eu fico muito feliz em ver um ícone tão nordestino ganhando força.
Lá em Itacaré a loja é super bem localizada e frequentada. Os gringos gostaram. Sabe aquele lugar que vende coisas que você está mega acostumada a ver e mesmo assim chamam a sua atenção? Pois é. Fui lá, entrei, levei um lenço e cliquei.
Eu tenho uma bolsa carteira maravilhosa que eu comprei em São Paulo feita desse material. Comprei porque eles saíram do convencional e fizeram uma peça única e linda.
O que eu mais fico feliz é ver que essas peças produzidas com esse material até pouco tempo não tinham nenhum valor agregado. Hoje, tem até grife especializada. Gente, é um mega avanço.
Não sou daquelas que vai em feirinha de artesanato e acha tudo lindo só porque é feito aqui. Não. Eu acho que independente de qualquer coisa a pessoa que faz tem que pensar no diferente e ter bom gosto. Quanta coisa linda eu vi.
O preço é bem amargo para quem é da região e sabe originalmente que a chita é super barata, mas a loja é pra turista e eles sempre estão dispostos a pagar um pouco mais.
Espero que tenham gostado.
@martha_mendonca

Achei a matéria super interessante e a Chita Bonita então.....nem se fala!!!!!
ResponderExcluirPassei uma temporada em Itacaré,pude ver toda essa beleza de trabalho com a chita pessoalmente,não tem como não gostar e não sair de lá sem nada....
Realmente um belo trabalho....
Parabéns......
Conheci essa loja, acabei de voltar de Itacaré, passei uma semaninha passeando por lá.O lugar é o máximo e a loja um charme! Amei ! Sou de sampa e aproveitando o espírito das ecobgas trouxe da Chita Bonita umas lindas. Não tiro da bolsa, uso mesmo! Quem for para Itacaré não pode deixar de visitar e sabe do melhor, soube que acabaram de colocar o site no ar e que vai ter loja virtual!
ResponderExcluirVitoria S. Lima - jornalista - São Paulo