domingo, 1 de agosto de 2010

Tá na mesa: Brigadeiro de damasco

É fato. O Oxente Chique elegeu o domingo o Dia Internacional da Comilança. É o dia de jogar a dieta no lixo e satisfazer todos os desejos gastronômicos. Só domingo, viu! Amanhã todo mundo para academia. A dica desta semana é uma sobremesa deliciosa: brigadeiro branco com recheio de damasco. A receita é inspirada no brigadeiro de amêndoa da Casa Alemã (delícia para sempre). Na ausência da amêndoa, utilizei castanha do Pará para a cobertura, o que também ficou fantástico. Vamos aos ingredientes:

1 lata de leite condensado
200g de damasco
100g de castanha do Pará
1 colher de sopa de manteiga
1\2 xícara de água
2 colheres de açúcar
Modo de fazer:

Corte o damasco em pedaços pequenos e leve ao fogo junto com a água e o açúcar. Mexa até obter uma calda caramelada – assim os pedacinhos de damasco ficam mais docinhos. Reserve. Em outra panela, misture o leite condensado e a manteiga, mexendo sempre até chegar ao ponto de brigadeiro (soltando do fundo da panela). Enquanto o damasco e o brigadeiro esfriam, raspe as castanhas do Pará. Um fatiador de queijo ajuda bastante com as castanhas. Com o brigadeiro já frio, faça bolinhas (lembre de passar manteiga nas mãos para não grudar tudo) e coloque pedacinhos de damasco envolvidos. Depois é só cobrir com as raspas de castanha do Pará.

* Para deixar o doce um pouco menos calórico, testei também apenas amolecer o damasco no vapor, deixando a calda açucarada de lado. Fica bem gostoso também e dá para fazer “Olhos de Sogra Chiques”, usando o damasco ao invés de ameixa. É isso! Fazendo giga brigadeiros, a receita rende 10 unidades.

Segue @oxentechique

Por @marcinhapacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário