quarta-feira, 27 de junho de 2012

Artesanato + decor junino + sugestão de comprinhas

  

Se for pra falar das festividades juninas com conhecimento de causa, o sergipano desenvolve um senhor papel. Aqui, o mês de junho é superimportante, além das festas que envolvem os santos Antônio, João e Pedro, movimenta a cultura, o mercado, geração de empregos e muito entretenimento para a população através de manifestações populares nas ruas, casas de família ou em espaços públicos.

A capital está em festa e boa parte das cidades do interior, também. As fogueiras são ascendidas na porta das casas, no rádio algo que remete o forró, bandeirolas coloridas e valorização do artesanato local em meio à decoração junina. É assim que está a decoração do Shopping Riomar produzida pela artista plástica Mônica Schneider, que elaborou o arraiá na praça central do centro de compras com ambientes que lembram as antigas tradições como a Praça do Amor e o Barco de Fogo.

 


Além da decoração colorida, peças em artesanato se misturam. O trabalho de mais ou menos 25 artesãos do Estado está expostos no mall até o final do mês. Esses artistas foram selecionado entre 4 mil cadastrados no programa Pró-Arte, da Secretaria de Estado do Trabalho. Os selecionados estão expondo peças em madeira, móveis rústicos, tecidos, bordados, palha, cerâmica, renda irlandesa, esculturas e muitos doces caseiros. O interessante é que as peças estão sendo vendidas à vista e no cartão de crédito.

Outro ponto interessante do local é que muitas das peças - artesanato e moda - são produzidas ao vivo por artesãs que mostram o modo de produção para o cliente na hora. É gente pintando em cerâmica e produzindo renda ali mesmo pra todo mundo ver.

Ontem, 26, dando uma rápida volta pelo shopping registrei alguns detalhes da exposição. Fiquei encantada com tanta coisa bacana e feliz com a valorização desses profissionais da terrinha. Vale a pena conferir!



Fotos e texto - Rafaella Vieira



2 comentários:

  1. oi Rafaella, posso pedir um segundinho do seu tempo?
    Sou finalista do concurso da SEPHORA, fiquei entre os 10 e agora posso ser uma das 3 a ganhar uma viagem à PARIS. Preciso de votos. o link é esse e é super seguro!
    http://www.visaodebeleza.com.br/VoteCandidato.aspx?id=1860
    não leva nem um minutinho! Não precisa nem Ver o vídeo MICOO.
    Obrigada e bjos!!
    ps: qta coisa linda! não conheço Sergipe ainda! Mas logo logo eu vou!

    ResponderExcluir
  2. Devia ficar o ano inteiro no shopping. Muito legal a iniciativa.

    ResponderExcluir