segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O DIA DELES: o passeio é completo

Fim de ano chegando e junto com ele alguns convites para festas superespeciais com exigência de traje: é passeio completo. Nesse caso, não tem jeito. O dress code pede terno. Alguns homens se sentem inseguros de usar paletó e gravata, outros já fogem do básico e querem buscar, dentre tanto preto e camisas lisas, um jeito de ficar diferente, sem deixar de estar com uma roupa adequada para a ocasião. Tudo depende da escolha dos detalhes.

GRAVATA SLIM

slim

Slim ou skinny. São gravatas mais fininhas que o convencional. Elas dão um tom mais moderninho e elegante à produção, se bem combinadas, é claro. A dica é combinar com paletó mais sequinho, que também tenha uma carinha mais skinny, com gola um pouco menor que o normal. O nó na gravata slim fica bem estiloso. Por já ser fininha, fica legal apostar num nó mais encorpado, como o windsor ou half-windsor. Veja como fazê-lo aqui.

GRAVATA DIVERTIDA

Gravata divertida - Edney

Tirar o ar sisudo das gravatas convencionais apostando em um modelo divertido é mais uma maneira de inovar na produção. Essa do arquiteto Edney Evangelista é Alexandre Herchcovitch e tem caveirinhas. É slim também. Ótima opção.


SEM GRAVATA

botoes - Wesley

Via de regra, o passeio completo pede gravata, mas o nosso climinha nada amigo para o uso de terno permite que homens arrisquem, com muito estilo, deixar a gravata de lado e dar uma diferenciada na produção. Este terno branco com camisa preta do arquiteto Wesley Lemos é uma boa dica. E veja os botões desabotoados na camisa dele. Mais abaixo tem regrinhas básicas sobre isso. Keep reading!

COLETE

colete - thiago

Colete deixa a produção bem mais clássica e elegante. Além disso, depois, quando der para tirar o pateló e relaxar um pouco as mangas da camisa, quem usa fica asim, elegante do mesmo jeito, como o arquiteto Thiago Moura. É uma boa pedida.

ESTAMPA

xadrez - jadson


Paletó e estampa é uma mistura que merece muita atenção. Se optar por uma estampa, como xadrez, cuidado para não misturar com algo que choque com a peça. O ideal é combinar com tons neutros – preto, marrom, bege, azul-marinho, cinza. Ninguém aqui quer parecer Agostinho Carrara, não é mesmo?! O empresário Jadson Carvalho apostou na camisa xadrez e ousou com um paletó de veludo. A combinação ficou muito boa, mas é preciso personalidade e segurança para segurá-la.

DICAS

Na edição de dezembro da revista Criativa – pois é, meninos, na Criativa – tem uma página (de número 34) com dicas bem especiais de como escolher e arrasar de terno. Os macetes são de Pedro Andrade – ele já foi modelo, mas fez sucesso mesmo em New York foi na carreira de jornalista. Atualmente, apresenta um programa sobre luxo na rede americana NBC e desbrava lugares bacanas para o Manhattan Connection, do GNT. Ou seja, propriedade para falar sobre o assunto ele tem. Então vamos as dicas do cara?

Anota aí:

TAMANHO
- As mangas devem deixar à mostra 1 centímetro da camisa embaixo do paletó (nem mais, nem menos);
- A calça deve ser capaz de ser abotoada sem esforço e deve permanecer na cintura sem a ajuda do cinto – ou seja, tem que ser perfeita para você;
- Os ombros do terno devem vestir perfeitamente – e NADA de ombreiras, ok?!

BOTÕES
- No caso de dispensar a gravata, fique ligado em quantos botões deixar abertos na camisa. Pedro Andrade recomenda: “um é pouco, dois é bom e três é demais”;
- NUNCA abotoe o último botão do paletó.

SEGURANÇA
Escolhida a roupa, segurança para se impor. O especialista recomenda: - Vista-a de cabeça erguida; o mínimo de constrangimento vai chamar mais atenção que qualquer peça. Muito bem lembrado, né?! Mas se ligue, segurança e pretensão são coisas diferentes.

Anotou? Então vai lá e arrasa!

Por @marcinhapacheco
Fotos de Ana Lícia Menezes
Primeira foto - reprodução
Mail us - oxentechique@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Adorei o look de todos, ótima matéria! Tô louco atrás de um blazer branco...

    ResponderExcluir